domingo, 4 de maio de 2014

Passaredo

         Eu me lembro muito bem. Quando estávamos comprando o Encantado, fazia planos com árvores que ia plantar lá. Queria saber o nome das árvores, suas utilidades, seu nome científico, conhecer só de olhar as árvores nativas do Brasil.
Falei que queria ser o Tom Jobim da flora.
Dizem que Tom Jobim era grande conhecer da fauna, principalmente dos passarinhos. Sabia tudo! Muitas músicas suas indicam isso. Sua obra é enorme e não conheço tudo, mas durante um bom tempo me peguei ouvindo emocionado a obra sinfônica de Jobim. Do disco "Urubu", particularmente,gostei muito de Saudade do Brasil (ouvir)  e Valse, mas tem ainda Boto, Correnteza, Lígia e Arquitetura de Morar. Isso tudo para não falar da obra romântica de Jobim, da parceria com Vinícius de Morais, da Bossa Nova. Não por acaso, foi chamado por seu parceiro Chico Buarque de "Maestro Soberano". Sem ter uma voz excepcional, era um ótimo cantor. Sabia como colocar a voz. Sua linda música Tema de Amor de Gabriela (ouvir) gravada com Gal Costa para a trilha sonora do filme é um ótimo exemplo.
Na minha mata de homenagens no Encantado, plantei para Tom Jobim um mogno, lá no fim do sítio, perto dos buritis em homenagem a Guimarães Rosa, Elomar e Zonelão Parente. A árvore vai se desenvolvendo bem (os buritis, nem tanto...).

Quanto à minha especialização em árvores, a coisa vai indo, devagar. Plantando, cuidando, pesquisando, aprendendo. Mas para minha surpresa, sob as bênçãos de Jobim, estamos encontrando e conhecendo muitos passarinhos. Nessa volta de postagens no Blog, pretendo ir mostrando algumas joias que descobrimos no nosso Encantado, riquezas do Brasil.
No nosso projeto, pretendemos preservar todos eles. Sentimos pena de não compartilhar essas imagens. Descubra você também essa riqueza.
E para encerrar, peço sua bênção, Tom Jobim, meu maestro e mestre soberano.

Fila Para Bebedouro
 

Estamos colocando água com açúcar para os beija-flores (com todos os cuidados e higiene). Além dos beija-flores, as cambacicas também entram na disputa pelo lanchinho.

Banho de Passarinhos
 

Nesse 04/05/2014 no Encantado, filmamos uma cambacica, também conhecida como sebinho ou caga-sebo, tomando banho na beira do Rio Santana, junto com alguns canarinhos. Veja a alegria dos bichinhos. Até parece que eles tinham planos para o domingo.

4 comentários:

  1. Saudade dos Amigos e do Encantado.

    Mais do que saber plantar árvores que viveram por longos anos, você Ronaldo, soube plantar por onde passou eternas amizades.

    Continue arranjando força para fazer "post's" para os seus leitores.

    Abraços,

    Márcio Amorim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falha minha: onde se lê "viveram", leia-se "viverão". Que coisa feia Márcio, num blog de dois professores de português.

      Excluir
  2. http://youtu.be/P6BihqBdBAA, curta esta linda melodia do tom. beijos primo querido. Anonima que atende por lucilia

    ResponderExcluir
  3. Boa lembrança, Lucilia. "Me diz o que eu faço da paixão que me devora o coração?"

    ResponderExcluir