segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Peroba-Rosa

O frio do inverno já começou a passar, mas os efeitos da estiagem continuam. O tempo muito seco tem adiado meu planejamento de plantio de árvores no Encantado. As energias estão sendo gastas para garantir a sobrevivência das poucas mudas plantadas. De um modo geral, essas mudas estão resistindo, mas noto que estão sentindo. Enquanto isso, ficamos pajeando muitas outras em casa, aguardando o tempo das águas para o plantio. Mas a vontade de plantar vive comichando...
Envolvido nos cuidados com as mudas já plantadas, levando água pelo meio do mato, me pego procurando um lugar que ache propício para receber uma muda. Tenho um buriti plantado na beira do Santana em Janeiro que marca uma das divisas do Encantado. Apesar de ele estar na beira do rio, está correndo risco pela seca. Por isso, a cada vez que vou lá, levo um pouco de água para ele. Nas caminhadas pela mata, acabei escolhendo uns dois locais para plantar mais árvores. Se tenho de levar água para o buriti, por que não levar para mais umas duas mudas? As espécies selecionadas foram a peroba-rosa e o araçá.

Essa escolha foi motivada, entre outras coisas, pelo fato de possuirmos mais de uma muda dessas. Então, se por acaso não sobreviverem, temos reservas. Dessa forma, no dia 20.07.2011 plantei a peroba, sem muita noção do tamanho da árvore, apenas sabendo que é uma madeira nobre, explorada até a quase extinção.
No dia seguinte, fomos a a Ribeirão Preto com o sobrinho Miguel e seus pais, para um passeio no zoológico e um dos primeiros encontros no bosque foi com uma peroba-rosa , uma árvore com cerca de 35 metros e idade estimada em 300 anos. Impressionante. A árvore está ancorada com cabos de aço para ajudar em sua estabilidade. Lembrei de minha mudinha frágil, dependente de meus cuidados, meio perdida no meio da mata do Encantado. Chegará até os 300 anos? Para mim será a vitória de uma epopeia, se eu a ver com 30 anos. Por enquanto, ver minha peroba-rosa em seus 30 centímetros de altura, levar-lhe um pouco d'água e sonhar com seu crescimento, já me enche de satisfação.

Um comentário:

  1. No último fim de semana, 06 de agosto de 2011, tive a oportunidade de conhecer o local onde a pequena muda de PEROBA-ROSA está plantada.

    É curioso saber que aquela pequena muda, hoje quase imperceptível no meio da reserva do Encantado, pode vir a ser um dia uma das maiores árvores do Encantado.

    O Encantado está ficando cada vez mais ENCANTADO com o trabalho do Casal.

    Abraços

    ResponderExcluir