segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Inventário Encantado (a respeito de uma doação)

Duas bonecas de barro (Maria Filó e Maria Fulô?) vindas do Nordeste, compradas por ambos para presentear pessoas especiais em condições especiais (poucos, os eleitos); um moringa de barro, promessa de sedes saciadas; um tropeiro de barro, com o burro e os jacás; um porta chaves feito pelos alunos da APAE de Passos; um baralho prenunciando bons trucos noites a fora; livros a mão cheia: Assis, Machado - Helena; Amado, Jorge - Gabriela Cravo e Canela (irresistível, já comecei a reler); Meireles, Cecília - Obra Completa I a IV; Melo Neto, João Cabral - Serial e Antes e A Educação pela Pedra e Depois (em cujas páginas já procurei "Os Três Mal-Amados - Joaquim - veja em www.releituras.com/joaocabral_malamados.asp); Veríssimo, Érico - O Continente Vol I; um pote para doces, dois vidros grandes (futuros continentes de pimentas, conservas e acepipes variados), dois jogos diversos, um abajur (doces sonhos, doces sonos, doces vigílias), um jogo "resta 1" (Highlander?) feito por ela; 34 anos de amizade; um ipê rosa plantado em frente minha casa; milhares de horas de conversas; algumas confidências trocadas; muitos conselhos solicitados e outros tantos concedidos; um bocado de solidariedade; alguns cafés, algumas cervejas, alguns vinhos; milhões de boas recordações; uma certeza de poder contar com eles; um par de ipês branco a serem plantados mais perto do que devia, uma Amizade Encantada: Márcio e Solange.

Um comentário:

  1. Recordando:

    ...e saber que essa amizade foi iniciada bem antes de nós termos nascidos, graças ao Sr. Wilson e Sr. Leonir, lá pelos anos 50, em Itaú.

    Nossa amizade começa com num encontro casual, promovido por amigos em comum, e aos poucos essa amizade foi criando laços e raízes fortes.

    Comentando:

    A Filosofia Oriental prega a prática aliada à teoria, há uma coerência muito grande entre o que se fala e o que se pratica;

    No Ocidente há muitas filosofias que são pregadas e propagadas por todos nós, mas as divergências entre o que nós, Ocidentais, falamos e praticamos está muito distante uma coisa da outra.
    Resumindo: É fácial falar, praticar é que são elas.

    Pegando uma carona nessa história de Oriental e Ocidental, a nossa Amizade foi construída na prática, sem nenhum fundamento filosófico ou teórico, ela simplesmente existe e é uma realidade.


    Imaginando:

    Ai eu fico a imaginar:

    Ah! Se pudéssemos ser sábios o suficiente para deixar para nossos filhos e amigos um postulado sobre a AMIZADE, uma teoria de como construir uma amizade longa, verdadeira e boa para ambos, mas eu não sou humilde ao idealizar essa teoria, imagino que o ideal é que essa teoria não tivesse uma linha se quer escrita, porque ela não precisaria ser provada ou demonstrada, pois ela seria considerada como óbvia, e seria aceita por todos como um consenso inicial necessário para a construção de uma AMIZADE VERDADEIRA.
    Os benefícios e vantagens da AMIZADE não precisariam ser ofertados e expostos pela mídia, eles simplesmente seriam perseguidos por todos, como uma forma de AMAR E SER AMADO.

    ResponderExcluir