terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O que a vida quer da gente, é coragem!




"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. O que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e inda mais alegre ainda no meio da tristeza! A vida inventa! A gente principia as coisas, no não saber por que, e desde aí perde o poder de continuação porque a vida é mutirão de todos, por todos remexida e temperada. O mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. Viver é muito perigoso; e não é não. Nem sei explicar estas coisas. Um sentir é o do sentente, mas outro é do sentidor." A gente quer passar um rio a nado, e passa: mas vai dar na outra banda é um ponto muito mais em baixo, bem diverso do em que primeiro se pensou. Viver nem não é muito perigoso? Dói sempre na gente, alguma vez, todo amor achável, que algum dia se desprezou... Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura." (Fragmentos do livro "Grande Sertão Veredas") Guimarães Rosa

Um ótimo 2011 para todos nós.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Aquisições da semana:

Enquanto o próprio Encantado não é adquirido, vamos preparando o seu conteúdo. Numa viagem a trabalho, comprei esse jogo de panelas de barro, ideal para uma moqueca, quem sabe num fogão a lenha.
Foram compradas no Dom de Minas, perto de Formiga - MG


Outra aquisição foram as mudas de buriti e sementes em germinação. Essa é uma das árvores que não podem faltar no Encantado, em homenagem a Guimarães Rosa e outras pessoas, em histórias que serão contadas. Porque no Encantado as árvores plantadas terão relações com pessoas.

A compra foi feita no site
palmeirasdobrasil.blogspot.com Negociação rápida e tranquila. Já passei as mudas para recipientes intermediários. Assim que estiverem mais fortes, vão para o local definitivo.

Aqui em nossa região não há buritis (pelo menos eu não conheço), mas é a árvore síntese do Grande Sertão: Veredas.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Capítulo I - O Sapo (ou A Gênese)


Pode-se dizer que O Encantado é um sapo. E ninguém nem vai se espantar, pois nos reinos encantados, os sapos são apenas estágios na vida de alguns príncipes. Então, por que não?!?

Mas a verdade é que O Encantado nasceu de uma Lagoa. Poderia ser uma garça, uma traíra, mas acho que é mesmo um sapo. Tem mais a ver com O Encantado...

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A realidade de um sonho

De fato ainda é um sonho, mas sonho este que vem se concretizando em nossos corações a cada dia. Para o Encantado já temos até móveis. É ou não é realidade? Em breve ele já estará com papéis e escritura. Aguardem.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Começando...

Na verdade essa história já começou antes da criação do blog. Qualquer dia conto essa história aos pedaços, misturando o passado (como começou), o presente (o que está sendo feito) e o futuro (tempo imaginário, feito de planos e de sonhos - mas afinal, não é disso que é feita a vida?).
O Encantado é um lugar... era um sonho... permanece um jeito de ser, encantado.