segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Padrinho dos passarinhos

Calma, comadre. Somos parceiros nesse projeto!

Deus não dá asa às cobras
mas também não deu a mim.
Inconformado de ser assim,
sem asas para voar
(exceto as da imaginação),
tornei-me guardião dos ninhos
amigo dos que cruzam os ares,
Padrinho dos passarinhos.

Quirera para os canários,
banana para os sanhaços,
laranjas para os sabiás,
tomando cuidados vários,
cuidando de todos espaços
sigo plantando araçás
querendo o paraíso criar,
Padrinho dos passarinhos.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O negócio é sonhar.

Bom, eu comecei a noite escutando Fernanda Abreu em Raio X, mas o balanço me levou pra Chico Science no maior batuque de maracatu e mangue beat:

"A cidade não pára
A cidade só cresce
O de cima sobe
E o de baixo desce"

Aí tomei um conhaque e fui conhecer o blog (paralisado) do amigo Gustavo Guimarães Vilela (http://vilelagui.wordpress.com/), colega de Furnas. Nós, tão diferentes na parência (ele meio calvo, eu, de rabo-de-cavalo), mas com afinidades: música, escrever, criar, conversar:

"Não faz muita diferença estar vivo ou estar morto.
O negocio é sonhar.
O melhor é sempre foi e será o melhor negocio,
Sonhar."

Gustavão, tu pode ter razão, mas eu prefiro sonhar vivo. Até os espinhos podem ser belos!


terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O Guardião do Encantado


Mais de mês sem postar, mas o Encantado continua à toda. Indo todo final de semana e sempre plantando uma árvore. Terminado o alambrado, canil concluído e tratador canino automatizado, foi a vez de levar o Panthro pra lá.
Panthro é esse rotweiller enorme da foto. Ele era do meu sobrinho Freddy. Veio de Porto Seguro, Bahia. O Freddy conta que uma vez, tentou ensiná-lo a só comer ração dada pelos donos. Colocou um monte de pimenta no meio de uma carne e deixou escondida no quintal, para ele achar, comer e se arrepender pelo ardor da pimenta. Qual nada! Cachorro baiano, comeu tudo e pediu mais.
Quando Freedy se mudou para um apartamento em BH, o Panthro veio para a casa de minha irmã, em Itaú. Um quintal pequeno para a energia dele. Quando oprojeto Encantado começou a se firmar, decidimos levar ele para lá, e agora ele está todo feliz naquele espaço (o Encantado é assim, tem uma magia que satisfaz qualquer um). Dá gosto ver como ele se integrou a tudo. E ele com todo aquele tamanho, com aquele latido estrondante, fica dócil, carinhoso e apegado. Uma sombra caminhando do meu lado aonde quer que eu vá.


anim gif maker


Alguns têm leões-de-chácara, o Hades tem o Cérbero, mas o Guardião do Encantado é o Panthro, em memória e honra de todos os meus cães-voadores: Lunik, Dragão, Falcão, Rena e Laika (talves Luna, suspensa no céu).